Evento acontece na Amcham entre os dias 5 e 6 de abril
O Brasil hoje tem 119 milhões de internautas (Fonte: Statista - Digital Market Outlook). Se levarmos em conta a população total do país, podemos afirmar que 58% da população brasileira já se conecta à internet. E, apesar da crise, o e-commerce só cresce no Brasil: em 2016 teve um aumento de 7,4% com relação a 2015, totalizando um faturamento de 44,4 bilhões de reais (Fonte: Ebit Informação). Diante desses números e de fenômenos da cultura digital como o Uber, o Airbnb, o Netflix, o Spotify, que revolucionaram o consumo da sociedade nos últimos anos, o Fórum S2 - Gestão e Distribuição de Seguros Massificados, que acontece entre os dias 5 e 6 de abril na Amcham, traz para essa edição palestras e painéis focados em comunicação digital e inovação. Afinal de contas, por que o mercado segurador brasileiro ainda não se beneficiou do digital como poderia?
Pesquisas mostram como o setor no Brasil, comparado com outros países, ainda está tímido no ambiente digital. De acordo com o Google Barometer, apenas 6% das pessoas que pesquisam por seguro automóvel pela internet compram online. Já 55% usa a internet como ferramenta de pesquisa, porém a compra é feita de maneira offline. Na Austrália, para se ter uma ideia, a compra online de seguro auto chega a 33%, número maior do que a compra offline de 31%. Para Gerson Ribeiro, professor de marketing digital e palestrante do Fórum S2, “Entre 2014 e 2016, houve um aumento de 60% nas buscas em sites de comparação de preços (Fonte: Google). Isso quer dizer que as pessoas estão usando a tecnologia para comparar os valores mas, no mercado segurador, elas ainda não conseguem comprar pela internet na maioria das vezes”, explica. Em sua palestra “Entenda o Comportamento do Consumidor”, que acontece no dia 6 de abril, ele abordará algumas ferramentas digitais que podem dar suporte nesse sentido como a mídia programática, a experiência do usuário, entre outras.
Para Marcelo Teixeira, mestre em comunicação e práticas de consumo e consultor em estratégias de marketing digital, que mediará o painel “Desafios da Comunicação de Seguros Massificados em Ambientes Digitais”, existem três pilares da comunicação digital que se retroalimentam e que precisam ser absorvidos não só pelas seguradoras mas também por corretores e agências de comunicação para que a inovação e a tecnologia se tornem de fato realidade no mercado: 1. o conteúdo do ambiente digital precisa ser relevante; 2. a linguagem no ambiente digital tem que ser mais dinâmica, imagética e, o mais importante, humanizada; 3. a interação é extremamente necessária. “Nossa proposta nesse painel é reunir as três pontas do mercado - seguradoras, distribuidores e agências - para que sejam apresentadas e debatidas soluções que possam auxiliar todos os players”, explica Claudia Lopes, diretora executiva da CFL Consultoria e curadora da programação do Fórum. O painel vai contar com a participação de Alessandro Xavier, COO da corretora online Sossego Seguros; Max Petrucci, CEO da agência digital Garage; e Paulo Rossi, diretor comercial de canais estratégicos do Grupo Segurador Banco do Brasil e Mapfre.
O Fórum S2 também vai apresentar exemplos brasileiros de seguradoras e plataformas mobile que resolveram quebrar a barreira do digital: Youse e thinkseg são as primeiras Insurtechs (segmento das FinTechs focado em serviços avançados e disruptivos para o mercado segurador) brasileiras que estão modificando a tradicional forma de fazer seguros e fortalecendo o relacionamento com os clientes. Em sua palestra no dia 6, Gustavo Zobaran, head de brand experience da Youse - plataforma de venda de seguros 100% online da Caixa Seguradora – vai apresentar a Youse como a Insurtech referência no mercado brasileiro, setor que atraiu investimentos de US$ 3,1 bilhões no mundo todo, segundo o relatório InsurTech Outlook, da consultoria Everis. Zobaran destacará a importância do trabalho de construção e desenvolvimento de marca como um pilar estratégico dentro do negócio da Youse.
Já André Gregori, CEO da thinkseg, contará em sua palestra do dia 5 as primeiras percepções do mercado neste início de operação da startup que integra seguradoras, corretores e clientes num mesmo marketplace que oferece todos os serviços pelo celular. Na plataforma mobile, por exemplo, não há dispositivo de rastreamento instalado no carro. Por meio de um aplicativo que capta as informações do motorista (distância, percurso, modo de fazer as curvas, modo de frenagem), são gerados pontos e descontos no valor do seguro. Esse formato, que premia o condutor que dirige bem introduz o conceito pay as you drive e pay as you use (pague conforme você dirige) no setor de seguros brasileiro.
Fórum S2 - Gestão e Distribuição de Seguros Massificados
Informações | Inscrições | Programação completa: http://www.forums2.com.br
5 e 6 de abril de 2017
AMCHAM – Rua da Paz, 1431 - São Paulo - SP